domingo, 21 de setembro de 2014

O gato

Franz Marc, Três gatos, 1913
 
 
 
     O silêncio de um gato: o universo. Suas linhas esguias, seu porte elegante, são a vontade de Deus. A sobriedade não é mais sóbria que um gato; tampouco a honestidade é mais honesta. O sono de um gato é o limiar entre o céu e o inferno. Seu sorriso: vida absoluta. O miado de um gato é a decisão suprema; seu ronronar, a paz de Deus. Os egípcios antigos tinham o gato como animal sagrado; o gato se sente sagrado até hoje. Sua amizade é mais sincera que a de muitas pessoas; seu sim é sim, seu não é não. Não se pode convencer um gato, nem se pode impedi-lo de fazer nada. O gato é dono de sua própria verdade: se aceita as leis humanas, é por compaixão. O sol é seu servo; a noite, seu reino.
    Suas orelhas finas, as garras, as patas, são a perfeição divina. Os olhos do gato: terrível força e inocência suprema. Não sabemos de onde eles vêm, nem para onde eles vão; eles sempre sabem os caminhos de todos. E, mesmo assim, são frágeis e sós, capazes de, por alguns momentos, esquecerem sua suposta onisciência e procurarem abrigo - na noite, em um colo, um sofá, uma mãe - vagando eternamente como as almas que são, nunca nossos mas também nunca completos: a angústia de um gato é o maior dos sofrimentos, seu terror é o desespero eterno.
    Eternidade: a pátria do gato. Pois todos os dias centenas morrem nas ruas, casas e abrigos; às vezes em pavor faminto, outras em incrível beatitude, e sempre permanecem, seus sorrisos, olhos e músculos gentis, em cada átomo de companheirismo que persiste em se aproximar. Às vezes, em contemplação, o mundo sussurra seu nome; é ele que os gatos ouvem, e apenas eles entendem, pois o mundo também é um gato.
 
 
R.I.P. Robin
 
2009 - 2013


Um comentário:

  1. "O miado de um gato é a decisão suprema" com toda certeza essa é a descrição de minha Gata, quando ela mia, não é um pedido de - por favor me dê ração e um pouco de água, soa mais como é sua OBRIGAÇÃO! me dar ração, água, amor e carinho, mesmo assim amo-a muito. Gatos o que dizer somos seus eternos escravos kkkk.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...