domingo, 14 de setembro de 2014

Cantochão

Estudando, esses dias, comecei a ler sobre música medieval. O que é, como soava na época? Já que eu adoro música antiga, já tinha alguma coisa á respeito na minha coleção. E aqui eu quero compartilhar com vocês o que eu considero a forma musical mais clara: o canto gregoriano, ou cantochão.
Isso é, música sacra - ou, melhor dizendo, música sacra católica. O cantochão começou a ser usado no século 9 e até hoje é usado em algumas igrejas. Se você ouvir com atenção, vai perceber que soa bastante como música do Oriente Médio. Isso ocorre, primeiro, por conta das Cruzadas - quando os muçulmanos de vários países, principalmente do norte da África - na época chamados de 'mouros' - invadiram a Europa e vice versa (isso aqui não é um blog de história, façam o favor de pesquisar!). Segundo, porque a Igreja estava dividida entre a do Ocidente e a do (Império Romano do) Oriente -a atual Igreja Ortodoxa, naquele tempo a Igreja Bizantina.
O uso de uma única linha melódica, cantado naquelas catedrais góticas, deveria ser lindo. Imagine que você está na catedral de Notre Dame (a de Paris ou a de Rouen, tanto faz), com aquela acústica estupenda. O mundo lá fora está quieto e um padre reza a missa em latim (não dá pra entender nada, mas é santo e é bonito). Então, uma oração, como a Ave Maria, é cantada por um coro masculino, todos cantando a mesma melodia ao mesmo tempo. Depois, um verso é cantado por um solista, até o coro retornar (responsório). A música e a missa acabam, e apenas os ecos permanecem. Acredite, isso fazia muita gente ir à igreja - na verdade, era essa a intenção!
De volta para o futuro! Está tarde e eu não posso falar tudo sobre história da música medieval. Mas aqui está uma pecinha para vocês ouvirem. Explico depois. Até mais!
Clique aqui!
aqui está um CD do L'Hespérion XX (que eu simplesmente AMO <3). Não se trata de cantochão mas eu tenho certeza de que você vai querer saber o que é. Então fica pra depois: saltarelli, estampies... danças medievais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...